14 de dezembro de 2014

O Poder Feminino na Tela



   Os últimos dias não foram nada fáceis para mulheres e homens apoiadores da causa feminista, depois do discurso de Anitta no programa Altas Horas, já falado aqui no blog, tivemos homens defendendo a cantora nas redes sociais e dizendo que realmente não merecem mulheres rodadas. Para completar houve o caso do deputado Jair Bolsanaro que disse que a deputada Maria do Rosário não era estuprada pois não merecia.

   Diante destes fatos, decidimos fazer uma lista com 10 filmes e séries que mostrem mulheres sendo representadas de uma forma justa, mostrando o poder feminino e como apesar de todos esses discursos machistas que vemos na nossa sociedade, ainda podemos encontrar na arte lugares onde a mulher é bem representada. Que fique claro que não são obras com teor totalmente feministas, mas que tem uma boa representação feminina e que nós, como casal, gostamos:

01. Lovelace (2013)
   O filme que conta a história da atriz pornô Linda Lovelace, conhecida pelo filme Garganta Profunda, é perfeito para tratar do assunto. Linda hoje em dia é ativista contra a indústria pornô e abusos sexuais contra as mulheres, e o filme mostra toda sua trajetória na indústria e o que ela sofreu. Destaque para a ótima atuação de Amanda Seyfried, em um dos melhores momentos de sua carreira.



02. Malévola (2014)
   O recente filme contando a história da Bela Adormecida pelo ponto de vista da vilã tem uma bela representação feminina. Logo no início já vemos o abuso que Malévola sofreu de um homem por quem se apaixonou quando jovem e o trauma que isso trouxe para sua vida. O filme ainda trata sobre a amizade entre duas mulheres, sendo muitas vezes superior ao amor por um homem.



03. Jogos Vorazes (2012)
   E aqui poderíamos citar todos os três filmes da saga já lançados e não apenas o primeiro. Katniss é a perfeita heroína feminina, uma garota que não baixa a cabeça para o sistema onde vive e luta para transformá-lo. Ainda temos outras personagens femininas fortes como Johanna e Alma, representada por Julianne Moore, no terceiro filme.



04. Cisne Negro (2010)
   A história da bailarina Nina que sempre foi manipulada por sua mãe para ser a garota perfeita mostra também o poder feminino. Natalie Portman em um dos melhores personagens, que inclusive lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz, retrata bem o íntimo e até a loucura da garota. Destaque para a bem conhecida cena de sexo entre Portman e Mila Kunis.



05. Meninas Malvadas (2004)
   A história de Regina George e amigas (e inimigas) faz sim parte da nossa lista, apesar de muitos acharem que o filme apenas passa a ideia de mulheres fúteis. Não, Meninas Malvadas, mostra o poder das mulheres, a cena do ginásio onde todas as meninas são reunidas e cada uma deve falar algo e depois se jogar no meio das outras é espetacular para mostrar isso. Fora Tina Fey, que tanto seu personagem no filme, quanto a atriz, são exemplos de mulheres representativas.



06. Azul é a Cor Mais Quente (2013)
   Esse é o nosso filme favorito sobre amor gay entre duas mulheres. Ele conta belamente a descoberta da sexualidade de Adéle ao lado da bem resolvida Emma. A história vai retratando todo o relacionamento das duas garotas, de uma forma muito franca, crua e sincera.



07. Elena (2013)
   O documentário é o único filme brasileiro da lista, e Elena é a representação perfeita da mulher artista que vai em busca dos seus sonhos e que não sabe viver sem a arte. A irmã Petra faz uma belíssima homenagem não só à personagem título, mas à todas as mulheres, principalmente às que têm a arte em sua alma.



08. Once Upon a Time (2011 – em exibição)
   A primeira série da lista conta com várias personagens fortes tiradas dos contos de fadas. Temos Branca de Neve e a madrasta, Regina, fortes como nunca vimos antes, além de uma “salvadora” mulher, que é Emma. Atualmente Once Upon a Time incluiu em sua narrativa personagens de Frozen, outra história que mostra o poder das mulheres e o amor fraternal entre meninas, assim reforçando ainda mais a ideia do poder feminino na trama.



09. American Horror Story (2011 – em exibição)
   Essa série, muito amada e odiada, pode ser xingada de tudo, menos de não dar para as mulheres o seu devido espaço e reconhecimento de forma plena. Desde a primeira temporada temos uma gama de personagens femininos totalmente fortes e dominantes na série. Na super criticada terceira temporada, os personagens masculinos eram raros, e as tramas de bruxaria eram uma grande alegoria para tratar do poder feminino.



10. Dupla Identidade (2014)
   A última obra da nossa lista é essa espetacular série brasileira, que não deixa nada a desejar para as séries internacionais, e que tem ótimas representantes na polícia investigando o caso do serial killer, Edu. Destaque para a personagem para Vera, representada por Luana Piovani, policial que veio do FBI, forte e determinada, e que está cada dia mais perto de descobrir tudo sobre o maníaco Edu.




   Muitos filmes e séries passaram despercebidos ou tiveram que ficar de fora da nossa lista, por isso agora queremos saber de vocês, quais seus filmes e personagens femininas preferidos do cinema ou televisão?

2 comentários:

  1. Já amava este blog, depois dessa lista amo mais ainda! Acrescento também Orphan Black, que possui praticamente um elenco inteiro de mulheres fortes representadas pela maravilhosa Tatiana Maslany. É de longe minha série favorita no momento <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tivemos vontade de assistir Orphan Black, mas ainda não iniciamos! Quando tiver um tempo daremos uma conferida na série ;)

      Excluir